Questão nº 92
Leia e analise os itens abaixo:
I - A lei vigente limita a acumulação de benefícios previdenciários, ressalvados os casos de direito adquirido dos beneficiários que já os acumulavam com base na legislação anterior.
Assertiva Correta: Art. 167, caput, do Decreto nº 3.048/99.
"Art. 167. Salvo no caso de direito adquirido, não é permitido o recebimento conjunto dos seguintes benefícios da previdência social, inclusive quando decorrentes de acidente do trabalho:"
II - Segundo a lei, não é permitida a acumulação do benefício previdenciário com o benefício assistencial, exceto a pensão especial aos dependentes das vítimas de hemodiálise em Caruaru.
Assertiva Correta: Art. 421, inc. XVI, da Instrução Normativa INSS/PRES nº 45/10.
"Art. 421. Salvo no caso de direito adquirido, não é permitido o recebimento conjunto dos seguintes benefícios, inclusive quando decorrentes de acidente do trabalho:
(...)
XVI - benefício assistencial com benefíco da Previdência Social ou de qualquer outro regime previdenciário, exceto a Pensão Especial Mensal aos Dependentes das Vítimas da Hemodiálise em Caruaru prevista na Lei nº 9.422, de 24 de dezembro de 1996, e;"
III - Não é permitida a acumulação do seguro-desemprego com qualquer benefício de prestação continuada da Previdência Social, exceto pensão por morte ou auxílio-acidente.
Assertiva Correta: Art. 167, § 2º, do Decreto nº 3.048/99.
"Art. 167. Salvo no caso de direito adquirido, não é permitido o recebimento conjunto dos seguintes benefícios da previdência social, inclusive quando decorrentes de acidente do trabalho:
(...)
§ 2º. É vedado o recebimento conjunto do seguro-desemprego com qualquer benefício de prestação continuada da previdência social, exceto pensão por morte, auxílio-reclusão, auxílio-acidente, auxílio-suplementar ou abono de permanência em serviço."
Marque a alternativa CORRETA:
(A) todos os itens são corretos;
(B) apenas os itens I e II são corretos;
(C) apenas os itens I e III são corretos;
(D) apenas os itens II e III são corretos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário