QUESTÃO Nº 23
Analise as afirmações abaixo de acordo com a jurisprudência do Tribunal Superior do Trabalho:
I – não se beneficiam do regime legal relativo aos bancários os empregados de estabelecimento de crédito pertencentes a categorias profissionais diferenciadas;
Assertiva Correta: Súmula nº 117, do TST
Súmula nº 117, do TST
Bancário. Categoria diferenciada.
Não se beneficiam do regime legal relativo aos bancários os empregados de estabelecimento de crédito pertencentes a categorias profissionais diferenciadas.
II – a prestação de serviços a mais de uma empresa do mesmo grupo econômico, durante a mesma jornada de trabalho, caracteriza a coexistência de mais de um contrato de trabalho, salvo ajuste em contrário;
Assertiva Errada: Não há a caracterização da coexistência de mais de um contrato de trabalho quando, obreiro laborar a mais de um empregador do mesmo grupo econômico, em regra (Súmula nº 129, do TST).
Súmula nº 129, do TST
Contrato de trabalho. Grupo econômico.
A prestação de serviços a mais de uma empresa do mesmo grupo econômico, durante a mesma jornada de trabalho, não caracteriza a coexistência de mais de um contrato de trabalho, salvo ajuste em contrário.
III – os empregados de empresas distribuidoras e corretoras de títulos e valores mobiliários têm direito à jornada especial dos bancários;
Assertiva Errada: Não há que se falar em equiparação de jornada entre bancários e empregados de empresas distribuidoras e corretoras de títulos e valores mobiliários, conforme entendimento do TST (Súmula nº 119, do TST).
Súmula nº 119, do TST
Jornada de trabalho
Os empregados de empresas distribuidoras e corretoras de títulos e valores mobiliários não têm direito à jornada especial dos bancários.
IV – preenchidos os requisitos caracterizadores da relação empregatícia, é legítimo o reconhecimento de vínculo de emprego entre policial militar e empresa privada, independentemente do eventual cabimento de penalidade disciplinar prevista no Estatuto do Policial Militar.
Assertiva Correta: Súmula nº 386, do TST.
Súmula nº 386, do TST
Policial militar. Reconhecimento de vinculo empregatício com empresa privada.
Preenchidos os requisitos do art. 3º da CLT, é legítimo o reconhecimento de relação de emprego entre policial militar e empresa privada, independentemente do eventual cabimento de penalidade disciplinar prevista no Estatuto do Policial Militar.
Assinale a alternativa CORRETA:
(a) todas as assertivas estão corretas;
(b) todas as assertivas estão incorretas;
(c) apenas a assertiva III está incorreta;
(d) apenas as assertivas II e III estão incorretas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário