domingo, 21 de agosto de 2011

Dicas - POR (substantivo e adjetivo)

União substantiva

A metáfora do casamento é útil para entender a relação entr o substantivo e o adjetivo


Muita gente não sabe diferenciar num texto um adjetivo de um substantivo, dúvida que, de não sendo sanada, impede a compreensão de tudo o que isso se segue. Por exemplo: "beleza" é adjetivo ou substantivo?

1. Substantivo representa uma ideia-base, nomeia seres (homem, pedra, água, rio, comida...) e característica ou qualidade de seres, vistas como ideia-base (utilidade, amabilidade, largura, beleza...).

2. Adjetivo representa ideia acompanhada, caracteriza o substantivo e com ele concorda em gênero e número, como exceção dos adjetivos uniformes (útil, amável...), que só concordam em número.

3. Como saber se as palavas "altura", "largura", "beleza"..., que designam características de seres, são substantivos ou adjetivos?

4. Sabendo que "homem" e "mulher" são substantivos, tome-as no plural e veja se "altura" concorda com elas: "homem altura, mulher altura"... Como não concorda com os substantivos "homem" e "mulher", sabe-se que "altura" é também substantivo, porque substantivo não casa (não concorda) com substantivo. Qual, então, o adjetivo correspondente ao substantivo "altura"? Alto? Vejamos... "homens altos", "mulheres altas" ... isso! "Alto" casa com o substantivo, portanto, é adjetivo.

5. Veja agora se "largura" e "beleza" são substantivos ou adjetivos: "homens larguras", "mulheres larguras", "homens beleza", "mulheres beleza"... a conclusão é que "largura" e "beleza" não podem concordar com o substantivo, por isso são substantios. Que adjetivos correspondem a eles? Se disser "homens largos", "mulheres largas", "homens belos", "mulheres belas" e que os adjetivos buscados são "largo" e "belo", acertou.

6. Conclusão: em gramática não há casamento homo, só hetero e tradicional: sem ferir o respeito devido, assim diz o antigo testamento gramatical: o adjetivo foi feito da costela do substantivo, para com ele casar e concordar.

7. Teste com: fidelidade, fiel; harmonia, harmonioso; gentileza, gentil; equilíbrio, equilibrado; consciência, consciente.


(PIMENTEL, Ernani. Revista Língua Portuguesa. Ano 5. nº 63. Editora: Segmento, São Paulo: Janeiro de 2001. p. 43)