sexta-feira, 23 de setembro de 2011

MPT16 - DIN (Estrangeiro)

QUESTÃO Nº 99

Assinale a alternativa INCORRETA acerca das disposições constitucionais quanto ao estrangeiro no Brasil:

(a) É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros.

Assertiva Correta: Art. 207, § 1º, da CRFB.

Art. 207. As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e extensão.

§ 1º. É facultado às universidades admitir professores, técnicos e cientistas estrangeiros, na forma de lei.

(b) A lei regulará e limitará a aquisição ou o arrendamento de propriedade rural por pessoa física ou jurídica estrangeira e estabelecerá os casos que dependerão de autorização do Congresso Nacional.

Assertiva Correta: Art. 190, da CRFB.

Art. 190. A lei regulará e limitará a aquisição ou arrendamento de propriedade rural por pessoa física ou jurídica estrangeira e estabelecerá os casos que dependerão de autorização do Congresso Nacional.

(c) Podem alistar-se como eleitores os estrangeiros residentes no país.

Assertiva Errada: Os estrangeiros não podem alistar-se como eleitores, mesmo que residentes no país, na forma do art. 14, § 2º, da CRFB.

Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com igual valor para todos, e, nos termos da lei, mediante:
(...)
§ 2º. Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período de serviço militar obrigatório, os conscritos.

(d) São brasileiros naturalizados os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.

Assertiva Correta: Art. 12, II, “b”, da CRFB.

Art. 12. São brasileiros:
(...)
II – naturalizados:
(...)
b) os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do Brasil há mais de quinze anos ininterruptos e sem condenação penal, desde que requeiram a nacionalidade brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário